BRASIL / Desconfiança: Queda de jovens eleitores reflete descrédito da política

A redução do número de eleitores com menos de 18 anos apresentada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na última terça-feira (29) reflete a alienação e o descrédito dos adolescentes com a política. O diagnóstico é de cientistas políticos e sociais.

Segundo a Justiça Eleitoral, o número de jovens eleitores, com 16 ou 17 anos, inscritos no TSE e com poder de voto em 2014 é de 1.638.751 — um recuo de 31% em relação a 2010, quando a quantidade chegou a 2.391.352.
Clique aqui e continue lendo...

A cientista política e professora da PUC-SP Vera Chaia diz que os números preocupam, mas adverte que o cenário só está assim por culpa dos próprios partidos políticos e candidatos, que não se renovam.

— Há um descrédito na política. As coisas não mudam e, [quando mudam], só mudam para pior. Eles [os jovens] só vão se inscrever [para tirar o título de eleitor] quando for obrigatório. Isso é bem sintomático. Não há uma renovação nos quadros políticos. São sempre as mesmas pessoas e políticos. Isso desestimula.

O cientista político da UnB (Universidade de Brasília) David Fleischer diz que o recuo de eleitores jovens “é muito preocupante”.

— Isso [a redução de eleitores com menos de 18 anos] é reflexo da alienação dos nossos jovens. Na década de 1990, especialmente a partir das eleições de 1994, muita gente se alistava porque era uma novidade. Isso é triste para a democracia brasileira.

Para Fleischer, “tanto os candidatos às eleições desse ano como os políticos eleitos pelo voto do povo têm parcela de culpa nisso”.  O cientista político vê uma relação distante entre as manifestações de junho de 2013 e tirar o título de eleitor antes dos 18 anos. Fonte: R7*Foto/Reprodução: UOL
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]